Doação aos partidos é para obter vantagem, afirma Ricardo Pessoa

“Doações políticas são feitas para que se obtenha uma vantagem, seja ela devida ou indevida, seja para que partido for”, diz empreiteiro em acordo de delação

Dono da empreiteira UTC e delator da Lava Jato, Ricardo Pessoa explicou de forma objetiva o motivo pelo qual realiza doações aos diversos partidos políticos. A força-tarefa da Lava Jato, porém, finge, de maneira dissimulada, que não entendeu nada e continua na busca incessante em partidarizar a operação e criminalizar as doações feitas somente ao PT.

Nas palavras de Pessoa, “as doações políticas são feitas para que se obtenha uma vantagem, seja ela devida ou indevida, seja para que partido for” (grifo nosso).

Empresas financiando eleições têm, obviamente, os seus interesses a negociar. Isso não é novidade para ninguém. Mas porque apenas as doações OFICIAIS ao PT são alvo de investigação e criminalização?

A UTC realiza doações oficiais a partidos políticos desde 1992. Na campanha de 2014, a empreiteira doou, no total, R$ 54 milhões a diversos candidatos e partidos – entre eles o PSDB. O valor foi considerado atípico. A UTC costumava fazer doações políticas na ordem de R$ 20 milhões.

Quando indagado sobre o aumento no valor das doações, Pessoa respondeu: “esse incremento deveu-se a uma estratégia da UTC em ampliar a sua área de relacionamento, visando o aumento do volume de negócios da empresa (…) o relacionamento com autoridades eleitas propicia a abertura de portas para que você tenha legitimidade para propor e discutir oportunidades de negócios.”

Se querem criminalizar às doações feitas ao PT e à candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República, o que dizer das doações feitas pela UTC ao tucano Geraldo Alckmin, cujo partido está há mais de duas décadas governando o estado de São Paulo?

– PSDB de Alckmin recebeu 92% das doações de empresas investigadas pela Lava Jato

Por acaso o dinheiro dessa mesma empreiteira, depositado praticamente no mesmo período à campanha de Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência, foi benzido pelo Vaticano e por isso é doação legal?

Todos os partidos políticos brasileiros, com raras exceções, recebem doações de pessoas jurídicas, em todos os níveis da federação, seja municipal, estadual ou federal. Essa era a regra do jogo eleitoral até então.

Os paladinos da moral, que hoje tentam responsabilizar o PT por regras estabelecidas há décadas, são os mesmos que votaram contra o fim do financiamento empresarial de campanha e receberam das mesmas empresas praticamente o mesmo valor doado ao PT nas últimas eleições.

Tentar criminalizar as doações oficiais somente de um partido político com a clara tentativa golpista de não aceitar o resultado das urnas é atentar contra a democracia.

O que não é possível mais aceitar é que as empresas privadas tenham a possibilidade de fazer uma lista com vários candidatos para escolher a quem oferecer recursos e ter mais chance de eleger. Definitivamente, é a interferência do poder econômico no processo eleitoral. É preciso mudar essa lógica e nunca negamos isso. Pelo contrário, o PT sempre propôs a ruptura com esse modelo de financiamento.

Leia também:
Por que doações ao PT são propinas e aos demais partidos ‘contribuição eleitoral’?
Por que o tesoureiro do PSDB e dos demais partidos não estão na cadeia?
Relatório da CPI da Petrobras aponta que doações ao PSDB ocorreram em datas próximas aos pagamentos da Petrobras aos consórcios
Sobre financiamento de campanha, corrupção e hipocrisia
Acesse a íntegra do documento “Em defesa do PT, da verdade e da democracia
Acesse o Dossiê ‘Verdade sobre Vaccari’

 

Anúncios

Uma resposta em “Doação aos partidos é para obter vantagem, afirma Ricardo Pessoa

  1. Pingback: Lava Jato quebra sigilo telefônico do PT e não encontra nada | Luizmuller's Blog

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s